Nossa Voz

x
 
 
 
 

Notícias Culturais

Noticia de: TERESINA

A rua do Barrocão.. (pacatuba)

Pontilhão sobre o barrocão (rua pacatuba)

Até meados da década de 1960 a área central de Teresina ainda convivia bastante com os chamados barrocões, também conhecidos como grotões, grotas ou voçorocas. Antes de sua construção, a Praça Landri Sales (Praça do Liceu), por exemplo, era um imenso grotão chamado pelos populares de Baixa da Égua*.

Os barrocões são depressões naturais e profundas do terreno com muitas pedras, plantas e um curso d’água. Com o advento da urbanização impediam a locomoção das pessoas e dos meios de transporte existentes como carroças e bicicletas. A solução encontrada foi a construção de pequenas pontes, inicialmente feitas de madeira.

Posteriormente, para abrir as ruas e os quarteirões e embelezar a cidade, os grotões ou eram aterrados ou eram canalizados e inseridas as coberturas. O aterramento de lagoas e cursos d'água é um grave atentado contra o meio ambiente e, não poucas vezes, tem como consequência os alagamentos provocando destruição e morte por onde passa. A prática não é mais aceita hoje em dia, mas é preciso lembrar que até as últimas décadas do século XX não existia uma consciência ambiental coletiva.

Na região da atual Avenida José dos Santos e Silva havia um conhecido riacho/grotão (Por esse motivo a via teve a denominação inicial de rua do Barrocão**). Um pouco antes de seu fechamento, se transformou em um esgoto a céu aberto com lamaçal e mau cheiro. As águas desse riacho “alimentavam” uma lagoa adjacente ao Rio Parnaíba: a Lagoa da Palha de Arroz (Aterrada e construída a Praça Da Costa e Silva em 1977).

A imagem abaixo pertence ao Arquivo Público do Piauí. A estrada carroçável seria, segundo essa instituição pública, a Rua Barroso, e o barrocão que passa por debaixo do pontilhão de madeira seria a atual Avenida José dos Santos e Silva, que fazia parte de uma região maior conhecida como Baixa do Chicão***. Se não fosse por essa informação ficaria muito difícil saber qual é esse lugar da cidade hoje. A foto por si só não dá subsídios para referências atuais, pois o espaço mudou totalmente com o passar dos anos.

(Foto1) Pontilhão sobre o barrocão

A estrada de terra é a Rua Barroso e o barrocão (Embaixo da ponte) é a atual Avenida José dos Santos e Silva

(Década de 1930 / Arquivo Público do Piauí / Acervo digital Teresina Antiga / Foto por: n/d)

(foto2) Cruzamento da Rua Barroso com a Avenida José dos Santos e Silva

(Julho de 2015 / Acervo digital Teresina Antiga)


fonte: teresinaantiga.com

Fotos Relacionadas

  1. Torquato Neto 50 anos! Um poeta desfolha a bandeira.

    Mais detalhes ...
  2. ALEAMA realiza cerimônia de posse de novos acadêmicos em Amarante.

    Mais detalhes ...
  3. Encontro de 2ª da Geleia Total com Tema: A ficção no audiovisual piauiense

    Mais detalhes ...
  4. No teatro SESC avenida, foi realizado em PARNAÍBA dentro da comemorações do seus 177º anos, O I ENCONTRO PIAUICULT DE MUNICÍPIOS DA REGIÃO LITORÂNEA.

    Mais detalhes ...
  5. Mestre EXPEDITO diz ADEUS! Nas suas OBRAS SANTIFICADAS, ficam o talento e o amor de um grande ARTISTA. O mundo das ARTES ficam de coração partido.

    Mais detalhes ...
  6. Homenagem a ANDERSON NÓBREGA no I Festival de Violão de Teresina por Alessandro Penezzi, um dos maiores violonistas do Brasil.

    Mais detalhes ...
  7. Show Solidário - Viva Dominguinhos

    Mais detalhes ...
  8. Djalma Chaves apresenta “Show Relicário” no Tablado Pub

    Mais detalhes ...
  9. O PIAUICULT cria módulo de PODCAST, que mostra as Emissoras e seus profissionais da Comunicação do Estado do Piauí, em entrevistas culturais com Artistas.

    Mais detalhes ...
  10. O PIAUICULT - LANÇA O SEU APP -(APLICATIVO) PARA CELULAR. A BOA MÚSICA ELEVA!

    Mais detalhes ...
© Todos os Direitos Reservados 2017 - 2025 |   MAGNUSOFT desenvolvimento Sobre