Nossa Voz

x
 
 
 
 

Notícias Culturais

Noticia de: TERESINA

Teresina sedia 44ª edição do Festival de Violeiros Norte e Nordeste dia 19 e 20 de Agosto

Há 43 anos os violeiros se apresentam em Teresina e mostram ao público o talento do improviso e da viola. “O festival surgiu em 1972, quando a cultura do repente agonizava no Brasil e havia desaparecido no restante do mundo. Foi então que afirmamos o compromisso de resgatar a literatura de cordel e criamos o Encontro de Violeiros”, conta o coordenador do festival e presidente da Associação dos Violeiros, Pedro Mendes Ribeiro.


Em pouco tempo de existência, o Encontro de Violeiros despertou o interesse de muita gente e foi responsável pelo resgate da arte. “Em menos de três anos, um grupo de pesquisadores norte-americanos filmou o festival em Teresina e a partir daí o repente adentrou todas as universidades. Hoje, pesquisadores de todo o mundo vêm até nós para buscar a origem e informações sobre a arte de improvisar. Podemos dizer que a cultura foi totalmente resgatada”, pontuou Ribeiro.


Para a dupla de violeiros Manoel Torres e Chico Alves, o incentivo à cultura do repente é necessária. Eles se apresentam juntos há 15 anos e sempre participam do Encontro de Violeiros. “Nos deparamos com tantas variedades de arte e sempre ficamos felizes ao ver que o repente ainda tem adeptos e desperta curiosidade. Sem dúvidas o festival é um dos grandes responsáveis pela divulgação e incentivo dessa cultura”, apontam Manoel e Chico.


No meio dos violeiros que se apresentaram no 43º Festival, a presença feminina de Maria Ferreira chamou a atenção. Ela participa do evento há 35 anos. “Eu comecei a tocar bem cedo, com o incentivo de um tio e não parei mais. São poucas as mulheres violeiras, mas o festival  está sempre de portas abertas para nós, assim como para os iniciantes e os grandes repentistas. A arte da viola e da improvisação é apaixonante e só vou parar de fazer isso quando deixar de respirar”, afirmou a violeira.     

Fotos Relacionadas

  1. O Espaço Cultural O POETA E SUA HORA revive os FESTIVAIS DA CANÇÃO DE TERESINA III

    Mais detalhes ...
  2. Banda Validuaté completa 15 anos e anuncia turnê especial de comemoração.

    Mais detalhes ...
  3. Prelúdio do Rei ROBERTO CARLOS

    Mais detalhes ...
  4. A gravação da musica SEGUNDO LAR pelo CORAL INFANTIL N S MARIA AUXILIDORA e a BANDA 16 DE AGOSTO

    Mais detalhes ...
  5. MAGNOLIA CARDOSO E ROBERTO FREITAS NUMA FOTO ANTOLÓGICA DO UNIDOS DO CABRAL- AMARANTE-1989.

    Mais detalhes ...
  6. No CENTRO CULTURAL - SESC, a Orquestra Sinfônica de Teresina - OST, realiza abertura da Temporada 2022 .

    Mais detalhes ...
  7. 1ª Bienal Internacional Heclectik-Art Glass - Curadoria - Heloiza Azevedo... em PORTUGAL

    Mais detalhes ...
  8. Homenagem a ANDERSON NÓBREGA no I Festival de Violão de Teresina por Alessandro Penezzi, um dos maiores violonistas do Brasil.

    Mais detalhes ...
  9. Museu do Piauí resgata memórias dos visitantes durante 11ª Primavera dos Museus

    Mais detalhes ...
  10. O Espaço Cultural O POETA E SUA HORA revive os FESTIVAIS DA CANÇÃO DE TERESINA.

    Mais detalhes ...
© Todos os Direitos Reservados 2017 - 2024 |   MAGNUSOFT desenvolvimento Sobre