Nossa Voz

x
 
 
 
 

Discografia

/large-12

JOÃO SÓ NA MULTIDÃO

MÚSICA  ... João Só
  de... TERESINA

Músicas gravadas

  1. Play
       160   03:58:00   Faixa:     Mpb

    Menina da Ladeira

    + Ouvidas:  706

    Meu tio João Só

    Por Leandro Fortes

    Topei com essa lembrança no Blog do Nassif, acho que ninguém na família sequer atinou: faz 20 anos que morreu João Evangelista de Melo Fortes, meu tio João Só.

    Disco Autor Interprete





    Autor(es):
    Interprete(s):
    Arranjos:
    Músicos: & Instrumentos:

  2. Produção & Designer Gráfico
    PROJETO INDIVIDUAL Disco Produtor Arte
    Produtores:
    Artes:

Notícias

Sobre:

JOÃO SÓ – ALGUÉM SE LEMBRA DELE? UMA HOMENAGEM DO PIAUIcult A UM EXCEPCIONAL COMPOSITOR ESQUECIDO

Música

Eu me lembro. Foi um excelente compositor e cantor (baiano, por opção) que fez sucesso estrondoso nos anos 70/80 do século passado.

João Só, nome artístico de João Evangelista de Melo Fortes (Teresina, 3 de novembro de 1943 — Salvador, 20 de junho de 1992) foi um cantor e compositor brasileiro, baiano por opção..

Era o caçula entre os 12 filhos de Tito Fortes e de Irene Couto de Mello, João aprendeu a tocar os primeiros acordes de cavaquinho quando ainda era criança, tendo começado a estudar vários instrumentos aos 15 anos, na época em que veio com a família de Teresina para Salvador. No final dos anos 60, trabalhava na TV Aratu (Salvador, Bahia) quando adotou o apelido que o tornou famoso - o produtor David Raw perguntara qual era seu nome e o futuro cantor respondeu: "É João, só".

Em 1971 defendeu seu primeiro sucesso, Canção para Janaína, no sexto Festival Internacional da Canção. Em seguida gravou aquele que seria seu maior sucesso, Menina da Ladeira.

Ainda do começo da década de 1970 datam seus outros êxitos: Ando na Velocidade e Copacabana.

A partir de 1978, João Só passou a se dedicar somente a shows, tendo se apresentado centenas de vezes por todo o Brasil, deixando gravados 15 discos e algumas fitas, contendo mais de 40 músicas de sua autoria, nos 20 anos de sua carreira. Entre elas,


curiosamente, também compôs o primeiro hino oficial do time de futebol Londrina Esporte Clube, "Bandeira do Meu Coração", na sua campanha de 1977.

https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&ved=0CCYQuAIwAQ&url=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3

Fv%3DUjVCl05Cjto&ei=1AB3VY7hJYmAsQSNxIG4CQ&usg=AFQjCNElZ5A2UPOaLXANPklHkxLQkm0gmQ&sig2=7JdXC-cgK9-cEO95hqvVCA

Estava descansando na casa de familiares quando faleceu em decorrência de um infarto, aos 48 anos, já esquecido pelo grande público. Deixou apenas um filho, Rodrigo Fortes.

Meu tio João Só

Por Leandro Fortes

Topei com essa lembrança no Blog do Nassif, acho que ninguém na família sequer atinou: faz 20 anos que morreu João Evangelista de Melo Fortes, meu tio João Só.

Era o irmão mais novo de meu pai, um instrumentista fenomenal que tocava vários instrumentos sem nunca ter estudado um único dia de teoria musical. Tocava tudo, perfeitamente, de ouvido. Aos cinco anos de idade, já se apresentava tocando cavaquinho em emissoras de rádio, em Teresina, no Piauí, onde nasceu. Na década de 1970, fez um enorme sucesso com a canção "Menina da Ladeira", mas a fama e o dinheiro, do jeito rápido que entraram, também foram embora. Morreu como viveu, só, em Salvador, em 1992, vítima de um ataque cardíaco aos 49 anos de idade.

Ouvir essa música, nessa noite, me fez lembrar do seu jeito bonachão, de longas barbas negras, inventando sons magistrais com misturas de coisas inusitadas: percussão de colheres, um pente envolto em papel celofane do qual ele tirava um som exatamente igual ao de um saxofone.

Há alguns anos, sonhei que ele me ensinava a tocar a mais linda canção, na minha opinião, que ele fez: "Tenho que ir". Acordei de madrugada, fui ao piano e, surpreendentemente, a música saiu como se eu sempre a tivesse tocado, a vida toda. (Fonte: aqui).

................
.Menina da Ladeira foi sucesso arrebatador em 1971: primeiro lugar nas paradas das rádios AM de Teresina (acho que FM ainda era ficção, nesse tempo) e no Brasil todo. A música era mesmo de alto nível, e João, pra completar, filho de Teresina!
."Tenho que ir" eu não conhecia. Localizei a letra AQUI
.Já o implacável blog Bitorocara, capitaneado por meu amigo João de Deus Netto, oferece um pacote de informações sobre João Só. Clique no blog.
.No mais, menina que mora na ladeira, e desce a ladeira sem parar, debaixo do pé da laranjeira, se senta pra poder descansar... (letra e vídeo aqui).
 
© Todos os Direitos Reservados 2017 - 2024 |   MAGNUSOFT desenvolvimento Sobre